h1

[ globalização ]

Moda e Globalização

Clonar, copiar, simples assim, uma imitação de estilos e idéias. Eis aí um assunto que tem gerado polêmicas no mundo da moda, que a cada dia se torna mais globalizada. A moda é uma ocorrência na sociedade ligada em transformações nos diversos setores da vida urbana, na atividade Econômica, Política, Social, Religiosa, na Ciência e também no ponto de vista estético predominante numa determinada época. A Moda está globalizada e é um grande negócio.

Vale a pena questionar, será que vestimos todos iguais, ou cada país tem seu estilo? Essa corrente globalizadora da moda acaba inibindo, no entanto, certas identidades, fruto das diferenças culturais. Vivemos em contato com os mais variados estilos, porem, não podemos deixar que esse fato destrua a moda local. Onde está a criatividade? Onde estão os novos estilos, como os criados instintivamente nos anos 60, 70 que marcaram as épocas? Vivemos um dèjá vu, a moda sempre resgata o passado, articulada e aprimorada com o que está acontecendo no presente. De acordo com fatos sociais políticos, econômicos entre outros naturais do capitalismo, a moda é ditada pelos visionários donos de grandes marcas, logo, há uma homogeneinização do “Eurolook” no mundo. “As principais empresas têxteis fixam, a cada temporada, critérios de moda que expõem nas passarelas de Paris, Milão ou Barcelona, entre outras. As empresas de todo o mundo acompanham a estes desfiles e, a partir destes básicos, cada estilista fará a sua própria cópia-criação.” Devemos utilizar os artefatos característicos de cada região e cultura a fim de preservar a identidade nacional.

Vários fatores contribuem para tal globalização. Um deles é a clonagem. Depois da ovelhinha Dolly, clonada em 1996, essa moda pegou. No Brasil teremos inúmeros exemplos, citaremos um, a famosa marca Colcci, que se analisarmos e compararmos, são verdadeiras cópias articuladas de coleções lançadas na Europa e EUA. Prada, Dolce & Gabbana, Gucci, Versace, Dior e Armani são os principais lançadores de tendências no mundo, além de fazerem na maioria das vezes resgates ao passado. Hoje temos nas vitrines os anos 60, buscando o romantismo da época com a forma trapézio e gola armada, volta também o glamour da era disco em produções com calça flare (releitura da boca-de-sino).

A pirataria, cópias idênticas, também é um fator importante para a globalização, porque as imitações são mais baratas dando acesso às classes de baixa renda. Hoje, com os novos recursos da explosão tecnológica, fica mais fácil a falsificação. Com a chegada da câmera digital, as vitrines viraram alvos da clonagem. Com uma simples clicada, a roupa que está exposta torna vulnerável a cópias. Há empresas, muitas vezes renomadas, que compram peças de roupas originais e usam como espelhos para a peça piloto, levam para o modelista que desmonta pra ver como foi feita, e copiam modificando pequenos detalhes. Neste caso, cabe ressaltar que até a natureza tem influência, uma vez que a Europa está há uma estação climática na nossa frente. Assim, o Brasil ganha tempo para copiar ou comprar as pontas de estoque permanecendo atualizado, porque enquanto os países do norte estão no outono-inverno, aqui no Brasil, estamos ainda na primavera-verão.

Como podemos ver, há um problema grave perpetuando no mundo da moda, um aprimoramento de signos internacionais por vários países. Identidades criadas por culturas e contextos locais no hemisfério norte divulgados pelos meios de comunicação, tornando a identidade nacional vítima dos tentáculos da globalização.

Moda e globalização

Esse é o nosso tema

não concordamos com isso não

Vamos acabar com este dilema

 

a moda globalizada

deixa a sociedade uniformizada

estipula identidades

e tira personalidades

cria manias

fazendo das  imagens, mercadorias

 

somos submetidos a supervalorização da estética

academias e clínicas se proliferam

somos tão bombardeados de informações

que nem lembramos da nossa ética

 

Nova York, Londres, paris e Milão

Grandes pólos da moda

Ditam o que deve ser feito ou não

Desenvolvendo tendências e estilos pra toda hora

 

Viver num mundo globalizado

é estar dentro de um tormento

há muito aprendizado

porem, pouco sentimento

 

Estereótipo de beleza

homogeinização

ditadura da magresa

é a tendência da globalização

 

o capitalismo sempre em cena

aumentando a prudutividade

e diminuindo a diversidade

cadê a diferença dessa grande humanidade???

 

PARA VISUALIZAR O RESTANTE DO CONTEÚDO, CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário